domingo, 29 de novembro de 2009

Dinheiro- Como levar dinheiro para o Canada?

Assim que a gente envia os documentos para o consulado e não há mais o que fazer (a não ser esperar), resta a gente conhecer melhor a cidade-destino, pensar nos detalhes da mudança (o que levar ou deixar), nas possibilidades de trabalho (não dá para não pensar na experiência canadense) e ainda ... como levar o dinheiro para o Canadá?

Assim, existem diversas maneiras do imigrante levar dinheiro para o Canadá. Não vou contemplar aqui os serviços de remessas ou mesmo levar dinheiro na cueca (como nos mostrou recentemente um figurão político brasileiro). Mas vou apenas listar, com suas respectivas vantagens e desvantagens, as diferentes possibilidades do imigrante levar seu suado dinheirinho para o Canadá. Isto é, se sobrar algum depois das taxas dos vistos.

Então vamos lá:

Papel-moeda

Também conhecido como dinheiro vivo, grana, cash, bufunfa, dindin... tem a grande vantagem da óbvia liquidez, mas vejo diversas desvantagens:

- dificuldade de encontrar dólar canadense em casas de câmbio brasileiras, ainda mais nas cédulas desejadas;
- cotação não é das mais vantajosas, ainda mais pela pouca oferta da moeda no mercado;
- é assustador, mas se perder, perdeu.


Traveller Cheques

São cheques que contêm o nome do comprador que só são válidos após a assinatura do proprietário. Só vejo vantagens pois já usamos no Canadá e a experiência foi excelente. São elas:

- são vendidos em dólares canadenses (somente pela
American
Express
*);
- no Canadá é aceito em hotéis, bancos, restaurantes, lojas e o seu troco, quando o caso, é em papel-moeda;
- tem seguro;
- quem tem cartão de milhagem Smiles (Varig) ainda obtêm 2% de desconto (quando comprado pela
AMEX).

Transferência internacional entre contas

Essa é mais uma possibilidade. Enquanto os bancos locais canadenses só aceitem abertura de conta pessoalmente, o HSBC permite que você abra uma conta no Canadá estando ainda aqui no Brasil. Se for cliente HSBC, menos burocrático ainda. Poucos gerentes tupiniquins sabem disso e muito provavelmente você deverá ensiná-los como proceder se optar por esta "facilidade".

Bom, vamos às vantagens:

- não terá necessidade de portar altos valores em papel-moeda;
- chegará no Canadá com a conta ativa e com alguma antigüidade, que poderá ser útil para adquirir facilidades (crédito, financiamentos, etc);
- na imigração, se requisitado alguma comprovação financeira, basta apresentar ao agente o extrato bancário canadense.

Desvantagens:

- só pode adquirir cartão de crédito após 6 meses de conta no Canadá;
- a cada remessa você ou alguém com sua procuração deve assinar um contrato de câmbio na sua agência do Brasil.


Não há incidência de IR desde que os valores já estejam previamente declarados e cada remessa custa R$60,00, independente do valor remetido.


Visa Travel Money

Esse para mim é um dos melhores meios de levar dinheiro para o Canada:


- recarrega na quantia que quiser, entre USD 200,00 a US 20.000,00 por recarga, mas é cnvertido em reais e vc deposita ou transfere diretamente da sua conta do Brasil para a conta do Banco Rendimento

- se acabar o credito no cartao, basta recarregar via internet ou pedir para seus pais recarregarem para voce.
- aceito em todos os lugares como carta de debito, onde tem a bandeira VISA, rede PLUS.
- muito seguro, se perder ou roubarem, bastara bloqueá-lo pois como tem senha fica mais dificil perder seus creditos por la e o banco rendimento te enviará outro cartao, com a mesma quantia anterior em ate 24 horas.
- nao incide IOF nem tem anuidade como cartoes de creditos.
- a unica taxa que se paga é a de USD 2,50 para cada saque que fizer, independentemente do valor. Mas se ao inves de sacar preferir pagar com debito direto, nao paga nenhuma taxa.

Fale com seu banco, seu gerente e veja qual é a melhor maneira para vc e seus bjetivos de levar dinheiro em sua viagem.

Bem Vindo a Destino Intercambio

um Blog criado especialmente para juntar pessoas com o mesmo objetivo de ir estudar no Canada, tirar duvidas, dividir emocoes e desejos, fazer novas amizades, enfim tudo para tornar seu intercambio para o Canada ainda mais seguro e divertido.
fale conosco: info@canadadestino.com.br